Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Andorra

Assessoria especializada em
sucessão empresarial e terapia para executivos

Artigos

Pensamos, logo existimos

Pensamos, logo existimos

Em uma reunião para escolha do profissional do ano da empresa, um dos diretores comentou que estava com dificuldade de indicar e votar em alguém porque ultimamente tinha a impressão que ninguém se destacava. Depois de conversarmos, chegamos a conclusão que na verdade era o contrário que estava acontecendo, ou seja, a maioria dos profissionais se destacava, por isso era difícil perceber o melhor. O nivelamento, neste caso, era por cima, não por baixo.

Ao refletir sobre isso, percebo que pessoas e empresas crescem muito mais rápido quando há trabalho em equipe, quando um profissional confia no outro e quando as ideias são compartilhadas para serem melhoradas. Os líderes que já descobriram isso e trabalham a melhor convivência, elogiando o coletivo com destaque às qualidades individuais, estão tendo uma colheita mais farta, resultados maiores.

O “penso, logo existo” de Renée Descartes, está se transformando na inteligência coletiva: no “pensamos, logo existimos”. Os profissionais preguiçosos, os mal-intencionados, começam a ser excluídos pelo próprio grupo, pela força do coletivo. Os empreendimentos estão sempre abertos para pessoas proativas, inovadoras, que vêem, sentem, observam, pensam e agem além.
Penso que as empresas devem se conscientizar de que só conseguirão se renovar e permanecer no mercado se investirem no desenvolvimento de suas equipes. A aprendizagem contínua não é mais uma opção, se tornou fator de sobrevivência.

Programas internos de estímulo a criatividade, responsabilidade e iniciativa podem trazer ótimos resultados para todos os envolvidos. As empresas, ao invés de terem somente seus líderes pensando, podem estimular todos os seus profissionais a pensarem. Liberdade de expressar suas ideias, de desenvolver projetos e trazer melhorias para a empresa, isso com certeza dá resultado.

Você já reparou que nesse novo tempo, até no esporte, como por exemplo, o vôlei e o futebol, os campeões são os que têm as melhores equipes e não o craque do momento?

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre isso?

Beto Colombo