Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Andorra

Assessoria especializada em
sucessão empresarial e terapia para executivos

Artigos

Como Repreender

Como Repreender

Como é difícil repreender. Repreender me parece que é uma palavra que saiu de moda. Não a ouvimos nem a usamos muito em nossa época. Há ocasiões, no entanto, em que uma boa repreensão ou alerta em relação à disciplina adotada, como nos tempos antigos, é a medida mais acertada.

As repreensões de Jesus aos intoleráveis, arrogantes e orgulhosos fariseus são bons exemplos do valor desses atos, mas é bom lembrar que, surpreendentemente, ele também repreendeu os seus mais chegados discípulos, quando eles demonstraram orgulho e arrogância. No entanto, suas repreensões, por mais duras que tenham sido, jamais geraram deslealdade. Nenhum dos repreendidos o abandonou. Nem mesmo Pedro, a quem Jesus disse: “Arreda-te de mim, Satanás”, o deixou; muito ao contrário, Pedro se tornou o mais importante membro de sua “organização”, tornando-se o seu sucessor.

Que bom seria o mundo se conseguíssemos construir um relacionamento, seja na família, na empresa, com amigos, tão sincero e leal que sobreviverá, apesar das críticas necessárias. Que bom seria se algumas pessoas entendessem que para alguns a disciplina é produtiva, mesmo que, muitas vezes, seja difícil segui-la. Às vezes, no momento em que determinado problema acontece, a crítica pode gerar desconforto, principalmente para quem foi repreendido. Porém, se realmente procede e feita de maneira correta, logo em seguida ela germinará, gerando bons frutos. Mas é importante saber o momento e o local para isso.

Quando for necessário, a pessoa repreendida precisa saber que há uma reserva de boa vontade e respeito maior do que a própria repreensão. Talvez seja essa a razão que acabamos sempre fazendo mais críticas àqueles com quem mais nos preocupamos ou que mais respeitamos. Lembrando que para algumas pessoas a repreensão pode fazer efeito contrário.

No meu caso, quando aprendi a repreender, construí relacionamentos mais sinceros e leais e que estão mais fortes apesar das críticas necessárias.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre repreensão?

Beto Colombo